segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como migrar o WSUS no Windows Server 2008 R2

Hoje os discos possibilitam armazenar um grande volume dados, mas nem sempre é o suficiente para colocar tudo que precisamos. É nesse momento que surge a necessidade de adicionarmos novos discos e aumentarmos o espaço para serviços importantes, entre eles, o WSUS.
O objetivo desse artigo é auxiliar no procedimento de migração do WSUS para um disco maior.
Existem diversos blogs, artigos, fóruns que abordam esse assunto, mas alguns FALHAM na descrição COMPLETA dos procedimentos (o que eu pretendo sanar aqui).
Antes de prosseguir verifique se não é possível liberar espaço utilizando o assistente de limpeza do WSUS que está no menu Opções. Caso a limpeza não seja suficiente continue a leitura deste artigo. Todo o procedimento adotado nesse artigo se refere ao WSUS presente no Windows Server 2008 R2. 
Vamos entender melhor o WSUS. A grosso modo o WSUS é dividido em três partes: 
  • Serviço WSUS: Normalmente foi habilitado e/ou instalado pelo Gerenciador de Servidores. Possui os arquivos e serviços que literalmente fazem o WSUS funcionar. Um dos serviços instalados junto ao WSUS é o MS SQL e o IIS. Normalmente esses serviços não ocupam espaço em disco suficiente para que sejam migrados, recomendo que sejam instalados no drive do próprio Windows para facilitar a integração de tudo.
     
  • Banco de dados WSUS: Possui todos os registros de atualizações, máquinas, índices e falhas na operação do WSUS. Dependendo da quantidade de máquinas que utilizam o WSUS o banco de dados pode chegar a um tamanho significativo para que ele seja migrado. Por exemplo, uma empresa com 300 máquinas e que possui diversos softwares atualizados via WSUS o banco de dados pode ter cerca de 30GB (isso se não é utilizado o assistente de limpeza periodicamente).
     
  • Pasta de atualizações do WSUS: Essa normalmente é a grande vilã quando o assunto é espaço em disco. Essa pasta pode ocupar até TB (terabytes) de atualizações. Varia de acordo com as classificações de downloads de software que você selecionou para baixar.
Para ilustrar os procedimentos suponha que meu servidor (SERVER) possui apenas um disco identificado como C: e que o espaço está quase todo ocupado. É agora que entra os passos abaixo: 

1 - Instalando um novo disco

Nesse passo não tem segredo. Adicione um novo disco em seu servidor que seja compatível e que tenha espaço suficiente para receber os dados do seu WSUS.
Defina se ele trabalhará em RAID ou se apenas será um disco simples. 
No caso o meu SERVER recebeu um novo disco de 1TB e será identificado como D:. Ele foi formatado em NTFS e está pronto para receber arquivos. 

2 - Migrando arquivos da pasta de atualizações do WSUS

No seu novo drive (no caso o meu D:) crie na raiz duas pastas, uma chamada WSUS e uma chamada LOG. portanto, existirá a pasta D:\WSUS e a pasta D:\LOG.
Em seguida abra o prompt de comando como administrador.
Abra o diretório onde está o arquivo wsustil.exe por meio do prompt. Normalmente o arquivo se encontra em C:\Program Files\Update Services\Tools . O comando para abrir o diretório é o seguinte:
cd C:\Program Files\Update Services\Tools
O comando responsável pela migração da pasta de atualização é:
wsusutil movecontent <diretório destino> <local e nome arquivo de log>
Para mais informações digite wsusutil movecontent -? 
No meu caso (apresentado nesse artigo) ele fica assim:
wsusutil movecontent D:\WSUS\ D:\LOG\migra.log
O arquivo de log eu normalmente coloco fora da pasta para onde está migrando os arquivos, isso evita erros com a movimentação de arquivos para o diretório de destino. Outro detalhe importante é que no comando não é necessário indicar o diretório de origem, somente destino.
A migração dos arquivos pode levar MUITO tempo. 

3 - Migração do Banco de Dados

Para executar a migração do banco de dados é necessário ter instalado no computador o Microsoft MS SQL Server 2008 Management Studio 2008.
Caso você não esteja conseguindo instala-lo talvez seja necessário executar o instalador do MS SQL Server Express. Na instalação existe uma opção para instalar um Novo Recurso, entre as opções selecione o Management Studio . Se o instalador indicar a instalação de algum recurso prévio é só aceitar (para ter o Management Studio pode ser que seja instalado outro recurso).
Para começar abra o Management Studio como administrador.
No nome do servidor digite:
\\.\pipe\MSSQL$MICROSOFT##SSEE\sql\query
A autenticação deixe como "Autenticação do Windows".

Clique com o botão direito em cima do banco de dados SUSDB > Tarefas > Desanexar.

Na Janela que irá abrir marque a opção "Descartar conexões" e clique em OK. A partir de agora o Banco de Dados do Wsus foi desabilitado e poderá ser migrado manualmente.
Copie e cole os arquivos do banco de dados (ou a pasta toda) para o novo drive (que no caso desse exemplo é o D:).
Normalmente a pasta onde estão os arquivos do banco de dados se chama "UpdateServicesDbFiles". Os arquivos se chamam SUSDB.MDF e SUSDB_log.LDF.

Após copiar os arquivos do banco de dados para o novo drive vamos anexar e ativar o banco em seu novo local.
Dê um botão direito em cima de "Banco de dados" que está na raiz de seu pipe e clique em Anexar.
Selecione o arquivo do banco de dados de extensão MDF que está no novo local e clique em OK.
Se seguiu todos os passos até aqui sem erros provavelmente a migração ocorreu com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário